Convite: Haiku – Livro da Soto Zen Peru

Livro será composto por haikus escritos por praticantes em celebração aos 120 anos do Zen na América do Sul

 

Descrição do Evento

​Em 2023 celebram-se os 120 anos do Zen na América do Sul. Para essa ocasião, a Comunidade Budista Soto Zen Peru organiza como atividade comemorativa a publicação de um livro impresso de haiku, composto por praticantes e amigos do zen. Pudemos compor uma equipe editorial que selecionará os haikus, os quais refletirão as vivências da prática Zen em suas regiões.

 

Breve Referência do Haiku 

O haiku deu início no Japão no século XVII. Trata-se de um poema breve baseado nas percepções que estimulam os nossos sentidos. Em português, o haiku tem, tradicionalmente, em torno de dezessete sílabas distribuídas em três versos. As palavras de um bom haiku devem evocar na leitura as emoções sentidas pelo poeta e não descrever tais emoções. A força relativa chega da simplicidade, elegância e da atenção na impermanência da natureza. Aconselha-se aos poetas de haiku evitar redundâncias.

 

Mais Informações

A convocatória está aberta de 1 de julho a 15 de dezembro.

Cada participante deve enviar até 3 haikus escritos em espanhol ou português ao seguinte endereço: sotozenperu.editorial@gmail.com – com o tema Haiku 120 anos.

Os haikus devem ser inéditos. Na mensagem deve incluir os haikus juntos ao corpo do texto, e não anexados. No e-mail terá de constar o nome, sobrenome, nome do Dharma (caso tenha) e nacionalidade.

Para mais informações, sendo importante a leitura das BASES da convocatória em português, clique aqui https://www.sotozenperu.com/concurso-de-haiku

Este chamado enche-nos de alegria, é uma verdadeira celebração que o Dharma tenha chegado por meio do ZEN há 120 anos em nosso continente. Sem dúvidas, a publicação desse livro é mais uma oportunidade de unir simbolicamente nossa sangha global. Que muitos praticantes possam contribuir compartilhando sua sensibilidade em forma de HAIKU.

 

Texto elaborado pela equipe da coluna Arte e Cultura.

Pin It on Pinterest

Share This