Foi durante o período Sung do Sul que Dogen Zenji viajou à China para estudar o Dharma. Após visitar muitos templos, Dogen, aos 26 anos de idade, conheceu Nyojo Zenji, abade do Mosteiro de Tendosan Keitokuji e herdeiro do Dharma da linhagem Soto Zen. Graças a esse encontro auspicioso, Dogen Zenji foi capaz de estudar com Nyojo Zenji e de se tornar sucessor do Buda-Dharma Autenticamente Transmitido, que tem sido passado desde Shakyamuni Buda.
Logo após retornar ao Japão, com 28 anos de idade, Dogen Zenji escreveu o Fukanzazengi (Regras Universais para a Prática de Zazen) para proclamar o Buda-Dharma Autenticamente Transmitido. Apesar da oposição das escolas mais antigas do budismo japonês, especialmente dos monges do Monte Hiei, Dogen Zenji sentia ser uma tarefa urgente encorajar os que buscavam verdadeiramente o caminho, e proclamar os verdadeiros ensinamentos transmitidos. Com isso em mente, ele se estabeleceu primeiro no Templo de Koshoji, em Uji e depois no Templo de Eiheiji em Echizen. Fiel à sua promessa de que mesmo uma pessoa ou ainda meia pessoa seria suficiente, ele se dedicou de coração a formar verdadeiros seguidores do Caminho de Buda.
Essa forma de pensar de Dogen Zenji foi transmitida para seus sucessores: primeiramente Koun Ejo Zenji, o segundo abade de Daihonzan Eiheiji, e de Koun Ejo Zenji para Tettsu Gikai Zenji que fundou o templo Daijoji em Kaga. O discípulo de Tettsu Gikai Zenji, Keizan Zenji, herdou dele o Dharma. Entre os discípulos de Keizan Zenji estavam Meihô Sotetsu Zenji que eventualmente herdou o templo Yokoji; e Gasan Joseki Zenji que herdou Daihonzan Sojiji. Esses mestres também tiveram muitos alunos excelentes que disseminaram os ensinamentos da Escola Soto Zen pelo Japão.
Ainda que a Escola Zen Rinzai, também herdeira de uma corrente do budismo chinês, tivesse o apoio e a fé de muitas pessoas influentes, incluindo o Shogunato e a nobreza, a Escola Soto Zen contava com adeptos principalmente de famílias ricas das áreas rurais e do povo em geral. Por causa disso, os ensinamentos da Escola Soto Zen se tornaram mais populares nas áreas rurais.
Texto elaborado pelos colaboradores da coluna História e Sociedade.
Referência:
Soto Zen. https://www.sotozen.com/por/what/history/index.html Acessado em 27/05/2022.