Exposição Fotográfica no Centro Zen de João Pessoa

Entrevista e fotografias com o curador Álvaro Jardel de Oliveira

 

Durante o mês de dezembro de 2021, a comunidade zen-budista de João Pessoa promoveu, começando no dia 8, dia do Rohatsu, a comemoração do despertar de Sidarta Gautama, uma exposição fotográfica em benefício da finalização do novo centro, que teve sua estreia pública na mesma época.

Para isto, a exposição contou com as obras de Monge Chimon, Nadja Andrade e Álvaro Jardel de Oliveira, este último que também foi o curador e nos prestigiou com suas fotografias e uma entrevista sobre a experiência.

Segue abaixo a entrevista com Jardel, artista visual e residente de João Pessoa, idealizador do Colêtera Visualidades (@coletera_visualidades no Instagram).

A fotografia se relaciona como prática budista, se sim, como?

Fotografia é a escrita com a luz através de um dispositivo sensível composto por diferentes tipos de lentes. Quem escreve com a luz é o fotógrafo, para isso, ele ou ela, precisam prestar atenção em vários pequenos detalhes. O primeiro, é a própria variação da luz, seja num ambiente interno ou externo. Depois vêm os ajustes na câmera, o foco, a composição, o click, a edição etc. Para tudo isso, é necessário a atenção. É nesse momento que a fotografia pode se relacionar com a prática budista. Na medida em que buscamos a construção de uma imagem ou sua captura, na verdade estamos em busca da plena atenção ou da atenção correta, para assim, ver e escrever com a luz.

Pensando no resultado da exposição, como foi participar desse processo de criação e seleção das fotografias?

Durante os sete dias em 2021 que antecederam a data que lembramos o nascimento de Buda Shakyamuni pratiquei zazen, estando ainda em casa confinado, devido a pandemia. Ao final de cada dia de prática e de leitura, registrava uma imagem que buscasse sintetizar o ensinamento colhido naquele momento. Intitulei a série de Zen e apresentei ao monge Taishin. Pensando nas reformas do centro Daissen de João Pessoa, fiz a doação das imagens, bem como dos meus direitos como autor. Sugeri a ele fazer um sorteio ou uma rifa para angariar algum recurso financeiro. Expliquei, ainda, que se tratava de fotografias como fruto da prática de sentar-se voltado para uma parede branca na procura de habitar o vazio da mente e do coração.

Qual foi o impulso de escolher uma exposição fotográfica para reabertura do Centro?

O impulso foi orgânico e partiu do monge Taishin. Minha intenção era mais modesta. Já ele olhou para o horizonte e percebeu que nossas fotografias reunidas – de monge Chimon e de Nadja Andrade – dariam uma exposição completa, cuja programação se encaixaria de maneira perfeita com o programa de inauguração do centro Zen de João Pessoa. Embarcamos na ideia e começamos os trabalhos. Além das imagens, também colaborarei com a curadoria e com a montagem da exposição. Importante registrar que muitas mãos e mentes generosas se juntaram conosco nessa empreita e aproveito o espaço para agradecer a todos, pois sem a colaboração dos membros da sangha nada aconteceria.

Quais relatos sobre a recepção da exposição e a relação com a prática Zen?

Deixo uma imagem, em vez de um relato: após a descerramento da fita disposta na porta do centro, de uma breve liturgia e da apresentação das fotografias, algum tempo depois, os visitantes foram convidados ao zazen. Foi tocante ver cada pessoa se voltar para as paredes do templo, sentando-se, ainda que por dez minutos, em profundo silêncio e praticando. Fiquei observando aquela cena: agora não eram as fotografias que eram vistas, mas elas que olhavam e testemunhavam aqueles instantes de paz e sossego no centro Daissen de João Pessoa.

Mãos em Prece!

Fotografias por Álvaro Jardel de Oliveira

Entrevista realizada por Matheus Coutinho. Praticante na Daissen Ji. Escola Soto Zen.

 

Pin It on Pinterest

Share This