Sobre Dar Origem à Mente do Despertar

 

De modo geral, existem três tipos de mente. “A primeira é a mente de chitta, que chamamos de mente discriminativa. A segunda é a mente de hridaya, que chamamos de mente de grama e árvores. A terceira é a mente de vriddha, que chamamos de Mente Verdadeira”. Entre elas, invariavelmente empregamos a mente discriminativa para despertar a bodhichitta, a Mente do Despertar. Bodhi é uma palavra indiana que chamamos de Caminho, ou aquilo que é Verdadeiro. Chitta é uma palavra indiana que chamamos de mente discriminativa. Sem essa mente discriminativa, não poderíamos dar origem à Mente do Despertar. Não estou dizendo que essa mente discriminativa seja a Mente do Despertar; antes, damos origem à Mente do Despertar por meio da mente discriminativa.

Dar origem à Mente do Despertar não significa apenas prometer levar todos os seres sencientes até a Outra Margem antes que você mesmo tenha atravessado, mas também significa engajar-se ativamente na tarefa. Embora alguém possa ser considerado humilde, quando tal pessoa dá origem a essa Mente, essa pessoa já é um guia espiritual e professor de todos os seres sencientes.

Essa Mente não é inata nem surge de repente como nova neste momento, nem é algo singular ou plural, nem é espontânea ou planejada, nem é dentro de nosso corpo físico, nem é nosso corpo dentro dessa mente. Essa Mente não é algo que permeie todo o universo de pensamentos e coisas, nem é algo do passado ou algo do futuro, nem é algo que está presente ou algo que está ausente, nem é algo intrínseco ou algo produzido por uma causa externa, nem é algo de natureza composta ou algo de natureza sem causa. Mesmo assim, naquele ponto em que estabelecemos uma conexão espiritual com um Mestre, damos origem à Mente que aspira ao despertar.

Não é algo que os Budas e bodhisattva nos conferem, nem é algo que possamos fazer por nós mesmos. Esta Mente surge por ter sido estabelecida através de uma conexão espiritual com nosso Mestre e, consequentemente, não é algo espontâneo.

Dar origem à Mente do Despertar ocorre, em geral, nos seres humanos no continente do Sul de Jambudvipa. Apenas em raras ocasiões esse evento ocorre entre aqueles nos oito estados onde é difícil ouvir falar do Budismo. Depois de dar origem à Mente que busca a iluminação, a pessoa treina e pratica por três éons asamkhyeya ou por cem grandes éons.  Em alguns casos, as pessoas treinam por eras incomensuráveis ​​e então se tornam um Buda. Em outros casos, as pessoas treinam por eras incomensuráveis ​​para ajudar os seres sencientes a alcançar a Outra Margem, no fim não se tornando um Buda, mas apenas continuando a ajudar a transportar os seres sencientes pela travessia, fazendo isso apenas para o benefício dos seres sencientes. Eles estão seguindo o curso que é o deleite dos bodhisattvas.

Para falar mais amplamente, a Mente do Despertar opera por meio dos três modos de comportamento – corpo, fala e mente – sem um momento de ociosidade, sempre ajudando os seres sencientes a dar origem à Mente do Despertar e conduzindo-os ao longo do Caminho de Buda. Perder tempo concedendo prazeres mundanos às pessoas não beneficia os seres sencientes. Dar origem a essa Mente e dar origem a este treinamento para o despertar dos outros vai muito além dos limites externos da ilusão versus iluminação. Tendo transcendido os três mundos de desejo, forma e além da forma, tais pessoas se tornaram proeminentes entre todos os seres e foram muito além dos shravakas e pratyekabuddhas.

 

Comentário de Jōken Sensei: Esse texto discorre sobre dar origem à Mente do Despertar. Segundo Dōgen Zenji, para dar origem à Mente do Despertar é preciso estabelecer uma conexão espiritual com um mestre verdadeiro. Essa conexão significa começar a verdadeiramente ouvir o mestre, sem resistências, deixando o sopro do Dharma entrar nesse corpo e mente humanos, e permitir que essa mente seja reprogramada pelo incomparavelmente profundo Dharma de Buddha. Assim será possível a esse corpo e mente começar a abandonar seus hábitos anteriores e colocar em prática os quatro votos do infinito caminho dos bodhisattvas:

“Seres são inumeráveis, faço o voto de libertá-los.

Delusões são inexauríveis, faço o voto de extingui-las.

Os Portais do Dharma são incontáveis, faço voto de atravessá-los.

O caminho de Buddha é insuperável, faço o voto de realizá-lo”.

 

Trecho do Fascículo Hotsu Bodai Shin do Kana Shobogenzo, de Mestre Dogen Zenji. Baseado na tradução de Rev. Hubert Nearman, Abadia Shasta.

Comentário final de Jōken Sensei. Praticante na Daissen Ji. Escola Soto Zen.

Pin It on Pinterest

Share This