Dúvidas Comuns Sobre Meditação

 

Nesta edição, inauguramos a sessão de perguntas e respostas sobre postura, dores físicas, incômodos durante a meditação. Angyô san, professor de Educação Física e tutor no Módulo I do Centro de Estudos do Dharma (CED), no tópico ‘Zazen e o corpo’, responderá às perguntas. Dessa vez, selecionamos uma pergunta que aparece com frequência, mas nas próximas edições esperamos as perguntas de vocês através do e-mail do Budismo Hoje (budismohoje@daissen.org.br). Basta enviar o e-mail com o título: ‘Perguntas e respostas Coluna Meditação’.

 

Pergunta: Sinto dores no pescoço durante a meditação. Por que isso acontece?

Resposta: Muitas vezes, quando nos sentamos em meditação, deixamos as mãos sem apoio e isso faz com que os músculos do trapézio fiquem contraídos causando dor. Uma boa alternativa é colocar algum apoio para as mãos, que pode ser uma blusa ou cachecol dobrado, uma pequena almofada. Isso tende a aliviar essa dor.

Outro motivo pode ser que o corpo não esteja relaxado durante a meditação. Nos mantemos firmes, porém é importante deixar tudo relaxado, soltando os músculos. Além disso, examine sua mente quando essa dor aparece, tente perceber qual dos lados dói, porque os pensamentos podem estar muito relacionados com as dores corporais.

 

 

Pin It on Pinterest

Share This