A Força da Sangha

 

Meu nome é Marcia Fernandes, sou bióloga, professora e estou na comunidade há cinco anos.

A morte de um animal que viveu comigo por dezessete anos me fez sofrer muito e então começaram meus questionamentos, a não aceitação e os problemas existenciais.

Sempre gostei de estar sozinha com meus pensamentos, assim, me interessei pela meditação e pelo Budismo, então, comecei a estudar, me aprofundar e a praticar cada vez mais, me identificando com tudo que vinha experimentando.

Fiquei praticando sozinha por aproximadamente um ano, mas a necessidade da aproximação de uma sangha se fez presente, eu precisava estar junto àqueles que nos fortalecem, além da enorme vontade de costurar o rakusu, que até hoje não consigo explicar. E assim, diante de inúmeros contatos que eu tinha, liguei para Monja Sodô que me recebeu com muito carinho e compreensão, deixando “as portas abertas” para mim.

Assim fomos conversando e ficando cada vez mais próximas e quando surgiu a ideia da Daissen Virtual, ela se lembrou de mim e me convidou a participar. Sodô san se tornou uma pessoa muito especial em minha vida, minha grande professora, só tenho a lhe agradecer. Daí em diante comecei a aprender, sentir a força de uma sangha e vivenciar o Dharma de perto. Gostaria de deixar aqui meu agradecimento ao Daniel Simplício, que me orientou, me apoiou e acreditou em mim desde o início, muito obrigada!

Começamos a Daissen Virtual em 2017, com um grupo pequeno de pessoas e com recursos tecnológicos simples, mas não importava, estávamos juntos!

A ideia de costurar o rakusu persistia e em setembro de 2017, fiz um dokusan com o Monge Genshô no Templo Busshinji. Expliquei a ele a necessidade que sentia de costurar, abrindo meu coração e contando a ele sobre minha vida. Lembro bem que ele olhava fundo nos meus olhos, me escutava e falava pouco…

Depois de me ouvir, ficou em silêncio por um tempo e disse: “Eu autorizo você a costurar virtualmente, peça a Monja Sodô que a oriente”. Fiquei radiante, sabia da dificuldade da costura, então disse a ele: “Mas Sensei, virtualmente é mais difícil”… E ele disse: “Sim, essa é a ideia, que você desista”.

Templo Busshinji SP – Setembro 2017

 

Comecei a costurar o rakusu em janeiro de 2018 com Sodô san. Me tornei a primeira aluna a costurar virtualmente. Nos encontrávamos online e Sodô san me deixava sempre uma “lição de casa” para o próximo encontro. Costurar o rakusu e ver aos poucos ele ir tomando forma, era como ver o caminho sendo trilhado junto a ensinamentos tão valiosos que ele me trouxe.

Meu Jukai aconteceu em Brasília, no ano de 2018, foi um dos dias mais felizes de minha vida!

Em 2019, eu e NanDô san começamos uma Sangha física em São Paulo sob sua coordenação. NanDô san é companheiro e meu amigo, aprendemos muito um com o outro.

Hakue san e NanDô san em Moema -SP

 

Praticávamos regularmente, fazíamos zazenkais e com a pandemia entregamos o espaço. Então, comecei a me dedicar exclusivamente a Daissen Virtual, o mesmo “lugar” onde comecei.

Independentemente do retorno das práticas presenciais, a Daissen Virtual se tornou uma ferramenta insubstituível, unindo pessoas de diversas regiões e fortalecendo nossa prática.

Hoje sou secretária e coordenadora da Daissen Virtual, coordenadora da Sangha Daissen São Paulo Sul, faço parte da Tutoria do CED e da Oficina de rakusu.

A comunidade faz parte de minha vida, minha dedicação a todos os seres me faz sentir uma pessoa melhor, caminhemos!

Muito obrigada,

Gasshô,

Depoimento de Márcia Hakue 白惠. Praticante na Daissen Ji. Escola Soto Zen.

Pin It on Pinterest

Share This