Nota Sobre a Minicoleção “Plataforma Daikan Eno – Sutra e Cordel”

 

Publicado pela editora da comunidade Zendô Brasil, a minicoleção “Sutra e Cordel”, de Daien Eishin Sensei, revela ao leitor os Sutra da Plataforma do Sexto Ancestral e o Cordel do Sutra de Hui Neng. Trata-se de uma publicação dotada de muita sensibilidade, com um projeto gráfico de Fugetsu Regina Cassimiro e xilogravuras de Renato Hofer e apresentação por Monja Coen Roshi.

Daijian Huineng, em japonês Daikan Enō, foi um grande mestre zen budista da China, conhecido como o Sexto Ancestral na sucessão da linhagem chinesa iniciada por Bodhidharma. O Sutra da Plataforma, escrito por um de seus discípulos, aborda sua vida e ensinamentos, permanecendo indubitavelmente uma das obras mais importantes da tradição.

É este o texto traduzido por Daien Eishin Sensei (José Fonseca), e também a obra que serviu de inspiração para o Cordel do Sutra de Hui Neng, escrito pelo mesmo. Uma belíssima rendição poética da vida do sexto ancestral, no estilo do cordel. A publicação deu vida a uma emocionante exposição do contato do Zen Budismo com a cultura brasileira, tal como uma forma especial e única de se conhecer o sutra da plataforma.

 

A minicoleção pode ser adquirida por meio da loja da Zendô Brasil, onde também há disponível trechos do sutra e do cordel. Clique AQUI

 

 

Pin It on Pinterest

Share This