Um Artista por Trás de uma Obra Gigante

 

Genésio Gomes de Moura, 65 anos, natural de Fortaleza, é uma das 40 cabeças que trabalharam na construção do Buda Gigante do município de Ibiraçu no Espírito Santo.

Genésio é conhecido como um artesão que tem muita experiência em obras de artes gigantes no Brasil. Participou da construção da maior imagem de Jesus em Elói Mendes/MG, com mais de 40 metros de altura; a famosa estátua de Pelé em Três Corações/MG e a estátua do Menino da Porteira em Ouro Fino/MG.

Conforme entrevista ao site A Gazeta, o artesão diz que aprendeu vendo seu irmão, que estudava artes plásticas, a talhar em madeiras. Porém, ao longo do tempo ficou difícil encontrar madeira, então fala que foi melhor trabalhar com o cimento, por ser mais resistente também em ambientes externos.

O convite para ajudar no projeto do Buda de Ibiraçu – projeto criado pelo Mosteiro Morro da Vargem – partiu do monge Daiju Bitti. Explica que a partir da visita ao mosteiro e com ajuda do Monge Daiju que lhe mostrou algumas imagens no mosteiro, fez um rascunho de sua própria cabeça e a partir daí foi executando o trabalho e detalhando conforme o monge queria. Afirma também que o sucesso da obra se deve ao trabalho árduo dos 40 profissionais que trabalharam nela.

 

Texto de Elaine Kôhô光法 . Praticante na Daissen Ji. Escola Soto Zen.

 

Pin It on Pinterest

Share This