O Incentivo

 

Incentivo é o outro nome para dizer ‘seguir em frente’. Mas há algumas pessoas na nossa sociedade, que não têm a tendência de incentivar, mas têm a tendência para obstruir o caminho a seguir. Eles criticam uma pessoa quando vê o progresso dele. O trabalho deles é analisar onde e o que está errado. Mas ninguém responde esse erro. Mesmo que não possamos encorajar as pessoas a avançar no bom trabalho, ainda existem pessoas que vivem na nossa sociedade que podem incentivar as más ações.

Um poeta disse, ‘As pessoas vão dizer alguma coisa’, isso significa que você tem que implementar seu objetivo em vez de ouvir os outros. Temos que chegar aos nossos próprios lugares. Não precisa perder tempo ouvindo o que alguém está falando. Às vezes, por falta de ânimo, muitos talentos caem. Talvez um dia eles estariam no comando importante do país. Mas eles não tinham pessoas para encorajar.

O incentivo é sempre dado aos mais velhos. A geração de hoje vai receber o incentivo das gerações passadas. A próxima geração receberá o incentivo da geração de hoje. Um amigo pode encorajar outro amigo. Depois dos pais, o irmão mais velho pode encorajar o seu irmão mais novo. Professores podem incentivar os alunos. Os idosos na sociedade podem incentivar a juventude a avançar. Incentivo não causa dor ou perda a ninguém.

Por que ainda tentamos encorajar? Não podemos incentivar, mas para que criticar? Criticar é feito por aqueles que tendem a incentivar. Se nos questionarmos ao ficarmos na floresta da nossa consciência, então talvez o ciúme e a arrogância entre nós diminuam pelo menos um pouco. Temos que nos julgar. Se alguém é honesto, então ninguém pode ser maior juiz do que ele. Também é responsabilidade deles corrigir tais crimes. Mas esse sentido ainda não funciona dentro de nós. Nós não tentamos quebrar a moral das pessoas. Gostamos muito de dizer “não”, mas dizer “sim” é difícil para nós.

A modernidade ainda não chegou entre nós. Primeiro temos que mudar nossa mentalidade, depois só nós conseguiremos nosso país e sociedade de uma forma moderna. Já raramente ouvimos palavras motivacionais. Não há incentivo ou motivação na nossa escrita agora. Só apontamos o erro, mas não apontamos qual será a solução para esse erro. Esta é a nossa educação? Ser humano, quebrar a moral de outro homem nunca está no nível de humanidade. Então devemos encorajar e motivar. Se não posso incentivar de todo, então tenho que ter cuidado para não quebrar a cabeça de ninguém.

 

Texto do Venerável Dipananda Thera – Monastério Budista de Nalanda, Bangladesh

 

Tradução de Elaine Kôhô光法 . Praticante na Daissen Ji. Escola Soto Zen.

 

 

 

 

Pin It on Pinterest

Share This