Como a Caridade Forma a Fundação para Todo o Caminho Rumo à Iluminação

 

Uma coisa que foi falada hoje de manhã é sobre como caridade dá suporte à prática de “sila”. Isso é uma coisa que no ocidente as pessoas perdem muito. Elas não conseguem entender esse relacionamento. Não entendem qual a importância da caridade. Dhana paramita, na verdade. Se a pessoa não tem felicidade na mente, ela não consegue seguir os preceitos. O que faz as pessoas agirem mal é o sofrimento na mente delas.

Então, se a pessoa tem um bem-estar e satisfação na mente, é fácil seguir os preceitos, ela não precisa agredir ninguém, ela não precisa roubar de ninguém, não precisa cometer adultério, não precisa tomar drogas, não precisa usar a fala para agredir os outros.

As pessoas fazem isso quando elas estão sofrendo. Elas queimam por dentro, queimam com ganância, queimam com raiva, queimam com frustração, ansiedade etc. E aí elas não conseguem ficar dentro desses Cinco Preceitos. E a mente delas fica cada mais deteriorada, mais sabotada, incapaz de pacificar-se. Ela não consegue se pacificar, ela não consegue enxergar de maneira clara e continua imersa em ilusão, escuridão. Então a questão de dhana, de caridade, na verdade, não é que tem um processo mágico envolvido necessariamente.

É só uma questão de construir autoestima, baseada em algo saudável, em algo nobre. Então, como Buddha falou, é você conseguir mais felicidade doando. Por exemplo, você quer comprar algo que daria prazer e bem-estar, mas você tem que conseguir mais felicidade… ao invés de você comprar aquilo que te dá prazer, você pega aquele dinheiro e doa para alguém. Mas essa doação tem que gerar bem-estar em você. Não é só dar dinheiro, como se dinheiro fosse um papel mágico. Quando eu doo dinheiro para essa pessoa, pronto, os meus problemas desaparecem. Não é assim que funciona. Tem que vir acompanhado de sabedoria. Tem que vir acompanhado de inteligência emocional.

Então quando você doa, você doa e sente deleite em doar. Você sente felicidade em ajudar. Sente prazer? Não é para você doar e depois ficar desconfiado, controlando o que a pessoa vai fazer. Você tem que fazer isso antes de doar. Então antes de doar você olha a pessoa, vê se ela é confiável ou não, se eu doar esse dinheiro essa pessoa vai utilizar bem esse dinheiro, sim ou não. Se a pessoa é sábia, se ela está sendo honesta ou desonesta, mas isso você faz antes de doar.

A partir do momento em que você doou, você solta, larga o assunto, passa adiante, agora o problema é daquela pessoa. Eu doei de bom grado, de coração aberto. Agora se a pessoa utilizar mal o dinheiro o karma dela, né? O meu bom karma está feito, já fiz a minha doação. Agora se a pessoa pegou o dinheiro e fez algo errado é problema dela, ela que carregue isso sozinha. Você não precisa carregar esse problema junto com ela. Porque senão você sabota o bem-estar que justamente era o objetivo em fazer doações. Sabota o bem-estar, a leveza de coração que vem quando você realiza atos de caridade. Em vez disso, vira rancor e possessividade.

Voltando ao assunto, na verdade, tudo isso são formas de construir a autoestima. A pessoa conseguir ter um pouco mais de bem-querer por si mesma. Então um dos métodos mais fáceis, mais imediatos, mais simples e mais divertidos de fazer é caridade. É uma sensação muito forte que você tem quando você doa algo. Você se sente bem. É uma sensação grosseira, digamos assim. Uma sensação bastante óbvia de bem-estar quando você doa algo, quando você ajuda. Ainda mais se você tiver inteligência em doar, você doa aquilo que é necessário, aquilo que é útil, além de ter a felicidade de doar, você vai ter a felicidade de ver a doação rendendo frutos, a sua doação sendo bem utilizada, beneficiando muitas pessoas e gera mais felicidade ainda, mais êxtase, mais bem-estar.

É importante ter inteligência em gerar bem-estar na sua mente. Ter inteligência em fazer isso, quem não tem dinheiro doa trabalho, doa boa vontade, doa tempo, sua amizade, sua paciência etc. Tem um monte de coisa que você pode doar. Às vezes você doa o silêncio. “Eu não vou aumentar ainda mais essa briga, eu vou fazer um favor para vocês, eu vou ficar quieto. Mesmo que eu saiba que tenho razão, sei que vocês estão errados, mas eu sei também que vocês não estão em condições de ouvir nada”. Quanto mais falamos, mais briga vai gerar.

Às vezes você doa silêncio. Às vezes você doa razão. Deixa ela levar a razão. Eu não preciso de razão para estar certo, eu sei a verdade. Eu sei se o que eu fiz está errado ou não. Mesmo sem razão eu continuo certo. Então tem que ter essa firmeza interior. E essa firmeza interior só vem se você tiver um comportamento moral realmente moral. Não dá para enganar a si mesmo a ter essa certeza interior.

Outro benefício de “sila”, outro benefício de seguir os Cinco Preceitos é essa firmeza, essa certeza interior. Isso não tem como enganar a si mesmo, é uma coisa que vem de dentro. Não é o que existe só no nível dos pensamentos. É algo que é profundo na mente, é algo que vem lá de dentro do coração. Só os pensamentos não conseguem produzir esse efeito. Não importa o quanto você raciocinar e justificar e inventar.

A pessoa que tem o comportamento limpo, honesto e correto tem o bem-estar que vem de dentro, ela está bem o tempo todo, ela está tranquila. Ela tem respeito por si mesma. Ela não faz coisas feias porque ela ganha respeito por si mesma, ela ganha bem-querer por si mesma, ela ganha bem-estar, que não vem de fora. Mesmo quando os outros a acusam e ofendem injustamente ela continua tranquila. Não tão tranquila como quando as pessoas elogiam e reconhecem o valor dela.  Mas mesmo acusações falsas não conseguem totalmente derrubar. Incomoda? Incomoda, mas não derruba. A pessoa tem uma fundação interior que é mais firme, que é mais valiosa que a opinião alheia.

Então sem essas fundações de bem-estar, não tem como a meditação andar para frente. Não tem como a mente se pacificar e se concentrar na respiração. Não é só sila e dhana que geram bem-estar. Tem várias coisas que também geram bem-estar. Ou então você pode olhar de uma maneira mais ampla. Então doe para si mesmo. Doe para si mesmo, por exemplo, uma comida saudável. Pare de se agredir com comida suja e nociva. Doe para você bem-estar físico. Faça exercício, mantenha o corpo limpo e saudável. Corte as unhas, limpe o corpo, que o corpo se mantenha limpo. Escove os dentes essas coisas. Limpe a sua casa. Doe a si mesmo uma casa limpa. Disciplina também é uma forma de energizar a mente.

A disciplina também não é só sobre os Cinco Preceitos. Se você é uma pessoa limpa e organizada, também é algo que traz bem-estar, se feito com sabedoria. Se não é feito com sabedoria, vira uma outra obsessão e perturba a mente ainda mais. Mas disciplina e organização feitos com sabedoria trazem bem-estar para a mente. Viver numa casa bem organizada e limpa traz bem-estar, deixa a mente tranquila e feliz. Disciplina, por exemplo, de cumprir tudo o que promete. Marcar um horário e chegar no horário, falar que vai fazer tal coisa e de fato fazer tal coisa. Esse tipo de disciplina também traz bem-estar, também traz autoestima para pessoa.

As pessoas acham que é esperteza delas: “Ah, os outros me esperam, ah, como sou esperta, eu sou muito esperto mesmo, eu vou a hora que eu quiser, os outros ficam lá me esperando eu chego a hora que eu quiser”. Isso destrói a sua autoestima. Você vai olhar cada vez mais com desdém por si mesmo quando age assim. Mas quando você age de maneira correta, você chega no horário certo, você fala o que é verdade, você cumpre o que promete, isso gera autoestima, isso gera bem-querer por si mesmo, gera bem-estar. Onde quer que você vá, você anda de peito aberto. De cabeça erguida. Sem medo, sem vergonha do que os outros pensam a seu respeito. Tudo isso gera tranquilidade mental, gera caridade, disciplina, moralidade, tudo muito amplo. Se você pegar todas as possíveis consequências de caridade, é infinito.

Como eu falei, dar conselho, dar silêncio, dar gentileza, dar dinheiro, dar ajuda, dar a vez, dar licença. Tem um monte de coisa que você pode dar. Não precisa dar dinheiro necessariamente, mas também dar dinheiro vale a pena. Doar alimento, doar ajuda etc. Disciplina também não é só sobre os Cinco Preceitos (não roubar, não matar, conduta sexual correta, não usar a fala para agredir os outros, não intoxicar o corpo e a mente). Disciplina também tem limpeza. Organização, cumprir promessas, ter palavra.

Você vai parar de fumar, requer disciplina. Você vai parar de comer algum coisa ruim, fazer dieta. Tudo isso vem de uma disciplina de bem-querer, não uma disciplina de agredir a si mesmo. Uma disciplina que vem de querer melhorar, querer ser uma pessoa melhor. Você se disciplina como um presente para si mesmo e não como uma punição para si mesmo. Essa prática que gera a fundação para que a meditação possa fazer progresso.

 

Palestra de Ajahn Mudito. Monge da Tradição da Floresta. Budismo Theravada. Abade do Mosteiro Budista Sudhavāri, em São Lourenço, Brasil.

 

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