Alimentos que Ajudam na Hidratação

Frutas e vegetais que possuem alto teor de água devem ser consumidos, mas com moderação

Manter a hidratação é fundamental. Consumir água é importante para a boa funcionalidade do organismo como, por exemplo, transporte de nutrientes para as células, circulação do sangue, respiração, entre outros. Mas, não é só a água que tem função hidratante, existem alguns alimentos que também podem ajudar.

Priscila Moreira, nutricionista e conselheira do Conselho Regional de Nutricionistas 3ª Região SP/MS (CRN-3), revela que o teor líquido dos alimentos, que vem por meio da umidade, pode contribuir para a hidratação. “Em frutas e vegetais, essa umidade contribui para a hidratação, não somente devido ao seu teor de água, mas também pela presença de minerais que contribuem para o equilíbrio hidroeletrolítico, diminuindo o risco de desidratação e edemas”, explica.

Alimentos Ricos em Água

Como exemplo alimentos ricos em líquidos temos: nabo cru (94%), chuchu cru (95%), abóbora moranga (96%), tomate cru (95%), pepino cru (97%), rabanete cru (95%), alface crespa (96%), abacaxi (86%), laranja pêra (90%), morango (92%), melancia (91%), melão (91%), tangerina ponkã (89%) e banana prata (72%).

Mesmo com sua contribuição no processo de hidratação, a nutricionista chama a atenção para a forma de consumo dos alimentos. “Apesar de tantos benefícios, o controle das porções é essencial, já que as frutas oferecem um teor de açúcar, o qual, em excesso, pode gerar aumento da glicemia,

Não espere sentir sede ou passar mal para ingerir água ou consumir alimentos de forma adequada. Sede, tontura, cansaço e dor de cabeça, são alguns dos sintomas da desidratação. “Isso tem efeitos negativos sobre o funcionamento do corpo, que vão desde diminuição no desempenho das atividades, até problemas por calor muito sérios que podem levar à morte“, finaliza Priscila Moreira, conselheira do CRN-3.

Orientações para uma boa hidratação

  • O consumo de água deve ser de 30ml a 50ml por kg de peso corporal, diariamente;
  • Ingira líquidos sempre antes da sensação de sede. Sede é sinal posterior à desidratação;
  • Consuma alimentos ricos em líquidos.

 

Para a prática de exercícios

  • Beba 500ml de água pelo menos 2 horas antes do exercício;
  • Aproximadamente 20 minutos antes da atividade física, ingerir 250 ml de água;
  • Durante o exercício beba entre 200ml e 250ml de líquidos a cada 20 ou 30 minutos;
  • Caso ocorra sensação de “peso no estômago” durante a atividade física, não faça nova ingestão de líquidos, até a sensação desaparecer;
  • Mantenha sempre uma quantidade de líquido no estômago;
  • Após o exercício, continue ingerindo líquidos para repor perdas adicionais de água pela urina e suor, sendo 600ml de água.

Texto de Ivo Santos Cardoso. Jornalista.

 

  • Receba mais artigos como esse, assine nossa newsletter.

Pin It on Pinterest

Share This