Crescendo Zen

 

Crescendo Zen é um livro de atividades de meditação para crianças escrito por Rachel Melo, praticante zen budista e publicado pela editora Lúcida Letra.

O livro é indicado para crianças de 04 a 07 anos e surgiu da experiência do projeto laico Crescendo Zen desenvolvido pela autora junto as crianças em diversos espaços, utilizando técnicas milenares de meditação. Com brincadeiras lúdicas e linguagem infantil ele ajuda as crianças a crescerem e viverem com menos sofrimento, de forma mais calma, pacífica, relaxada e menos ansiosas.

A metodologia é baseada nos oito focos de atenção específica (atenção plena à respiração, foco, auditiva, corporal, movimento, emoções, alimentação e noções de interdependência) além de outras diversas percepções como coordenação motora, memória, criatividade, amorosidade…

São 24 atividades que transitam pelas oito atenções com graciosas ilustrações de Noemi Assumpção. Em cada atividade encontramos a atenção a ser trabalhada, outras percepções e os materiais necessários, além é claro da descrição da atividade passo a passo.

Esse livro é um verdadeiro acalanto para as crianças, pais, professores e todos aqueles que estão inseridos no universo infantil, pela sua simplicidade e profundidade nos permite abrir os portais do Dharma para os pequenos ao mesmo tempo em que caminhamos por eles também.

 

Resenha elaborada por Andreza Albuquerque. Praticante na Daissen Ji. Escola Soto Zen.

Pin It on Pinterest

Share This