Conheça Carol Lefèvre, a criadora Zen DeZenho

 

Carol Lefèvre, Engetsu Genki, criadora do Zen deZenho, iniciou a prática do Zen em 2006, quando conheceu a monja Coen em um retiro de Zen e Yoga no interior de São Paulo. Começou a praticar no Zendô Brasil e recebeu preceitos de Coen Roshi em 2009. Foi quando recebeu o nome de Engetsu (En – completa ou redonda e getsu – lua). Ela é formada em arquitetura na FAUUSP, trabalha com design gráfico e ilustração.

Em 2013 saiu do Brasil para praticar o Zen e viajar pelos Estados Unidos, México e América Central. Inicialmente visitou diversos centros nos Estados Unidos: Zen Center de Los Angeles, Yokoji Zen Mountain Center (perto de Palm Springs), Sweetwater Zen Center (São Diego), Zen Center de São Francisco, visitando tanto Green Gulch quanto o City Center, Zen Mountain Monastery e Fire Lotus Temple (Nova Iorque).

No Zen Center de São Francisco morou no City Center por um ano entre 2014 e 2015, dois anos em Tassajara, no Zen Center Mosteiro localizado nas montanhas do Big Sur entre 2016 e 2018 e novamente no City Center entre 2018 e 2019.

Durante o período em residência em Tassajara, fez parte do Doan Ryo, aprendendo os instrumentais e treinando as diversas posições nas cerimônias de oryoki e práticas de zazen. Em São Francisco foi Ino, do final de 2018 e 2019, sendo responsável por organizar as cerimônias, os retiros, treinar as pessoas no Dōan-ryo, grupo de pessoas que desempenham funções no templo.

Em Tassajara, durante a Guest Season, foi chefe da equipe do Dinning room, com uma equipe de 14 pessoas. Em Tassajara, a Guest season é uma oportunidade de trazer a prática para o trabalho do dia a dia e compartilhar tanto para pessoas que vão para lá para conhecer o zen quanto para os hóspedes.

Em janeiro de 2020 recebeu novamente os preceitos leigos do seu professor americano Rinso Ed Sattizahn, mantendo o nome Engetsu e complementando com Genki (Gen – revelar e Ki – alegria).

Em 2020 veio para o Brasil e acabou ficando por aqui em função da pandemia. Em 2022 começou a praticar com a sangha Via Zen, de Porto Alegre. Esteve por dois meses na Montanha do Grande Buda, em Viamão (RS), onde pode dar apoio nos sesshins e cerimônias, além de também ter organizado um retiro Zen.

E desde que começou a praticar o Zen, sentiu uma forte conexão com a atenção desenvolvida ao desenhar: assim começou a organizar encontros de Zen e desenho. Em 2009 organizou um zazenkai integrando Zen e desenho no Zendô Brasil e, desde então, tem organizado esses encontros na cidade. Em São Paulo, foram encontros na Praça do Pôr do Sol, no Minhocão, na avenida Paulista e no Largo da Batata. Em 2022 organizou o retiro presencial de Zen e Desenho no Via Zen em Viamão e criou a primeira jornada Zen deZenho online.

Recentemente, em fevereiro 2023, aconteceu a “Caminhada Zen deZenho” no centro de São Paulo. E de 17 a 19 de março será o segundo retiro com a mesma proposta criativa no Via Zen.

 

Texto escrito por Sonielson Kidô san, praticante na Daissen Ji. Escola Soto Zen.

Pin It on Pinterest

Share This