Educação e Budismo

 

Com uma inquietação que acredito ser natural e compartilhada com todos aqueles que são pais, estou sempre em busca de informações sobre educação, sobre formas de aprender e ensinar, ambientes, materiais, diferentes metodologias pedagógicas. Enfim, há um movimento constante na tentativa de alinhar esse espaço-tempo que meu filho e as crianças em geral ocupam na escola com os valores de cada família.

Assim, em busca de contextos acolhedores me deparei com a Escola Caminho do Meio e seu trabalho primoroso com a educação. No site da escola é possível obter diversas informações sobre a pedagogia, funcionamento da escola e vários artigos sobre a infância. Esse compartilhamento permite as famílias oferecer em casa um pouco desse cuidado e dessa visão sobre a educação.

De acordo com o site da escola, a Escola Caminho do Meio nasceu a partir do sonho de Lama Padma Samten dentro da comunidade budista e funciona desde 2008 dentro da Aldeia CEBB Caminho do Meio, na cidade de Viamão, RS. Sua abordagem pedagógica é centrada no cultivo do mundo interno, no favorecimento de relações e na integração com a natureza.

A proposta pedagógica se inspira em ensinamentos do Dharma, de maneira não-dogmática e sem proselitismo. O eixo pedagógico são as Cinco Sabedorias descritas pelo budismo tibetano, traduzidas no contexto escolar como Educação a partir do Mundo Interno (Sabedoria da Transcendência), Educação por Inteiro (Sabedoria do Acolhimento), Diversidade e Vida em Rede (Sabedoria da Igualdade), Aprendizado Contextualizado (Sabedoria Investigativa) e Ambiente Vivo (Sabedoria da Causalidade).

A escola está inserida na área do Centro de Estudos Budistas Bodisatva e é mantida por uma comunidade budista. No entanto, ela não pretende formar budistas. Ela tem por objetivo formar pessoas para agir no mundo com lucidez.

Para aqueles que como eu estão distantes fisicamente da escola a boa notícia é que há a possibilidade de participar de alguns eventos formativos da escola de forma online. Neste contexto, no último mês pude conhecer um pouco mais da escola através da formação aberta em educação que neste ano traz a série “Cultura de Paz” que conta ao longo de 2022 com encontros independentes online e/ou presencial em formato de imersão de um dia.

No módulo vínculo consigo, contigo e com o mundo além de sermos apresentados a pedagogia da escola, fomos convidados a revisitarmos nossa infância e o lugar que nossa criança ocupou e ainda ocupa em uma série de dinâmicas nos permitindo a partir deste lugar olhar para educação e a infância que desejamos para nossas crianças. Complementando a parte teórica experenciamos algumas vivências que fazem parte do ritmo da escola. Finalizamos com uma bela prece, que através de gestos, palavras, rimas contam uma história de agradecimento, despedida e alegria do próximo reencontro.

Esse movimento das famílias, dos educadores, das escolas e da comunidade pela educação orgânica, harmônica, humanizada e lúcida que liberta e ao mesmo tempo resgata o ritmo natural da infância esconde e encontra a beleza do Dharma na simplicidade do dia a dia, nas atividades rotineiras, no cultivo da mente e do coração. Educar é movimento, é ação, é o “esperançar” de Paulo Freire:

“(…)  É preciso ter esperança, mas ter esperança de o verbo esperançar; porque tem gente que tem esperança do verbo esperar. E esperança de o verbo esperar não é esperança, é espera. Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir! Esperançar é levar adiante, esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo (…) ”.

 

Texto de Andreza Albuquerque. Praticante na Daissen Ji. Escola Soto Zen.

 

Referências:

Escola Caminho do Meio – Educar para a felicidade

Pedagogia da Esperança (1992), Paulo Freire

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