A interdependência e a teia da existência

 

Gostaria de compartilhar com vocês uma reflexão sobre a interdependência ensinada no budismo e como minha jornada espiritual foi influenciada pela ajuda da comunidade budista, da Daissen-ji, da minha família, do meu mestre e professores.

Somos toda parte da grande teia da existência, e é através dessa interdependência que crescemos e evoluímos. Minha própria jornada começou há mais de 12 anos, quando me tornei um praticante do budismo e criei o blog “Sobre Budismo” em 2011. Naquela época, conteúdo sério sobre o budismo não era tão abundante quanto hoje, e meu objetivo era compartilhar minhas poucas experiências sobre os retiros e práticas que eu estava fazendo.

Ao longo dos anos, tive a oportunidade de conhecer e aprender com vários mestres. Em 2012, conheci o Lama Padma Santem e frequentei sua comunidade e retiros no Rio Grande do Sul. Em 2013, conheci meu primeiro professor, Lama Jigme Lhawang, com quem comecei a praticar meditação e participar de retiros. Em 2013 conheci Monge Genshô Sensei, meu mestre, gravei um podcast com ele para o blog Sobre Budismo.

Embora eu tenha começado minha jornada no budismo tibetano, sempre senti uma conexão com o Zen, uma prática mais simples e focada em práticas profundas como o Zazen, o Samu e cerimônias. Em 2020, pedi para me tornar aluno do Monge Genshô e me dedicar ao Zen.

Até então, a “Sobre Budismo” era um hobby para mim. Eu compartilhava textos de outros professores e tinha meu trabalho formal como web designer. Mas no final de 2019, com o apoio do Monge Genshô Sensei e a comunidade Daissen, minha vida mudou. A “Sobre Budismo” passou a ser uma ferramenta para ajudar pessoas a aprenderem sobre o budismo e a tutoria se tornou meu trabalho principal.

Essa mudança só foi possível graças à interdependência e ao apoio da comunidade Daissen e de meu mestre Monge Genshô Sensei. Como o próprio Buda ensinou, não chegaremos a lugar nenhum, sozinhos. A “Sobre Budismo” se tornou uma engrenagem num movimento maior, ajudando a levar o Dharma às pessoas.

A plataforma “Sobre Budismo” agora faz parte da comunidade Daissen-Ji, e juntos trabalhamos para compartilhar os ensinamentos de Buda para os investigadores que estão chegando agora no budismo, apoiar aqueles que buscam crescer espiritualmente. Por meio de conteúdos gratuitos, aulas semanais no Instagram e a tutoria, ajudamos pessoas a se familiarizarem com o budismo e se aprofundarem em suas práticas.

Nossa interdependência é o que nos permite crescer e evoluir juntos. Se a “Sobre Budismo” não fizesse parte do movimento maior da Daissen, minha vida provavelmente não teria mudado, e o Dharma não estaria sendo compartilhado adequadamente. Por isso, sou extremamente grato ao Monge Genshô Sensei por todo o apoio e disponibilidade, sempre pronto a atender meus pedidos, seja para gravar um vídeo ou para esclarecer dúvidas. Graças à Sobre Budismo, que passou a fazer parte de um todo maior, a interdependência ensinada pelo Buda se torna cada vez mais evidente.

Ao se tornar parte da comunidade Daissen, a Sobre Budismo ganha o apoio e a força de uma estrutura maior, possibilitando que o trabalho seja realizado de maneira mais eficiente e focada no benefício das pessoas. O objetivo principal é dissipar a ideia de que não somos seres independentes e separados, mostrando que, na verdade, estamos todos interconectados e dependemos uns dos outros.

É importante lembrar que qualquer benefício que você possa sentir ao entrar em contato com este trabalho deve ser atribuído ao mérito dos ensinamentos de Buda e à Sangha, a comunidade de praticantes que mantém vivos esses ensinamentos até hoje. Através da interdependência e do apoio mútuo, seguimos juntos no caminho do Dharma, buscando o despertar e o benefício de todos os seres.

Em resumo, a interdependência ensinada no budismo é um lembrete de que não estamos sozinhos, e que nossa existência é uma manifestação da grande teia da vida. Com a ajuda da comunidade, da Daissen, da minha família, do meu mestre e professores, pude desenvolver a plataforma Sobre Budismo, que hoje desempenha um papel fundamental na divulgação dos ensinamentos e práticas budistas para os iniciantes e buscadores dos ensinamentos de Buda. Agradeço a todos que fizeram e fazem parte dessa jornada, e espero que continuemos a compartilhar o Dharma, levando luz e sabedoria a todos os interessados.

Texto escrito por Monge Butsukei. Monge na Daissen Ji. Escola Soto Zen.

 

Pin It on Pinterest

Share This