Uma Breve História do Budismo – Parte 2

 

  1. A Aurora do Budismo Mahayana

Referindo-se aos primórdios do Budismo, os budistas de anos posteriores costumam mencionar o “Movimento Oriental do Budismo”, mas a face do Budismo esteve, durante muitos séculos antes de Cristo, evidentemente voltada para o ocidente. Foi apenas um pouco antes ou depois do início da Era Cristã, que está face do Budismo começou a se voltar para o oriente. Entretanto, antes de falarmos sobre este assunto, devemos falar sobre a grande mudança que ocorria no Budismo. Esta mudança nada mais é do que a “Nova Onda”, conhecida como o Budismo Mahayana ou o Grande Veículo do Budismo, que começava a se arraigar e a aparecer como notável elemento no ensino da época.

Quando, como e por quem esta “Nova Onda” foi iniciada? Ninguém ainda pode dar uma resposta definitiva a estas questões. Quanto a isso, apenas podemos dizer que: primeiro, essa tendência deve ter surgido no seio da escola Mahasanghika e trazida à luz pela maioria dos sacerdotes progressistas da época; segundo, o fato é que já havia alguns fragmentos importantes das escrituras mahayanas, durante o período que vai desde o primeiro ou segundo século a.C até o primeiro século da Era Cristã. E quando o magnífico pensamento de Nagarjuna, endossado pelas escrituras mahayanas, desenvolveu-se, o Budismo Mahayana apresentou-se vigorosamente no primeiro plano do palco da história religiosa.

O papel desempenhado pelo Budismo Mahayana foi muito grande e significativo na longa história do Budismo. Assim, o Budismo na China e no Japão desenvolveu-se, sofrendo nítidas influências da doutrina mahayana. Isto não parecerá estranho, pois já se desenvolvia um novo ideal para a salvação das massas, considerando os novos “santos” como bodhisattvas para por em prática este ideal; e, para ratificar isso, os resultados intelectuais nos domínios metafísicos e psicológicos, trazidos pelos pensadores mahayanistas foram realmente grandiosos. Desta forma, embora estivesse relacionado à doutrina de Buda Gautama, muitos novos aspectos da Sabedoria e Compaixão lhe foram acrescentados. Com esses acréscimos, o Budismo cresceu em ardor e energia e chegaram a enriquecer os países do Leste, como as impetuosas correntes de um grande rio.

 

Fonte:

*Direitos Autorais: BUKKIO DENDO KYOKAI; A DOUTRINA DE BUDA – 17ª EDIÇÃO – SÃO PAULO, SP; 2014.

 

Pin It on Pinterest

Share This