O Zen chega ao Japão 4

 

Durante todos estes anos, uma escola tem criticado a outra, e cada uma pode estar certa dentro de sua própria perspectiva. Os praticantes do Rinzai criticam seus congêneres do Soto por subestimar a realização do Satori, e os últimos criticam os primeiros por não considerarem que a prática diária do Caminho não é nada mais do que realizar a Iluminação.

É preciso que alguém tenha a capacidade do próprio Dogen para obter a aprovação de mestre em uma tradição, e ainda reconhecer que existe algo a ser aprendido com a outra. Entretanto, foi precisamente isto que o Roshi Daiun Sogaku Harada (1872‑1963) fez. 

O Roshi Yasutani, seu sucessor do Dharma, disse a respeito dele: ʺEmbora ele próprio fosse da seita Soto, não conseguiu encontrar um mestre verdadeiramente realizado naquela seita e, portanto, submeteu‑se ao treinamento no Shogen‑ji e, depois, no Nansen‑ji, dois mosteiros Rinzai. Em Nansen-ji, finalmente, apoderou‑se do segredo mais profundo do Zen, sob a orientação do Roshi Dokutan, um eminente mestre.”ʺ 

Em conseqüência, os sucessores do Dharma do Roshi Harada usaram ambos os métodos de ensino, Soto e Rinzai, e argumentaram que assim procediam de uma maneira inovadora, tradicional e flexível

Menciona‑se tal fato devido à profunda influência que o Roshi Yasutani e outros dessa linhagem tiveram sobre o desenvolvimento do Zen no Ocidente.

 

Fonte: O livro de ouro do zen – David Scott e Tony Doubleday; tradução de Maria Alda Xavier Leôncio – Rio de Janeiro – RJ: Ediouro, 4ª ed. 2001.

 

Texto escrito por Taikan san. Praticante na Daissen Ji. Escola Soto Zen.

 

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